terça-feira, 16 de junho de 2009

RELATÓRIO GESTAR II

RELATÓRIO GESTAR II


1ª e 2ª oficinas em São Francisco MG
Data: 30/05/2009
Horário: 09 às 12h e de 13 às 18h

Inicialmente, a SRE de Januária convocou uma reunião com todos os Professores Formadores da superintendência, que aconteceu no dia 22 de maio, com a finalidade de decidir a respeito do encontro do dia 30. Infelizmente nós nos deparamos com inúmeros entraves, principalmente no que se refere a material de apoio (papel manilha, papel ofício, pincel atômico, canetas, lápis, etc.).
O número de professores cursistas é muito superior ao de vagas. A SRE fez uma seleção dos participantes, 20% não compareceram. Com o apoio da SRE substitui os professores que desistiram. A demanda é muito maior que o número de vagas e o meu telefone não para.
A abertura do Gestar II foi feita na E.E. Brasiliano Braz e aconteceu no dia 30 de maio. Nesta ocasião foi apresentada a ementa, o material e o cronograma dos próximos encontros. A inspetora Ana Flávia representou a SRE falou a respeito do papel do Estado neste curso e da sua importância para a melhoria da qualidade do ensino.
Eu fiz comentários a respeito do Guia Geral e passei os slides de gêneros textuais, acrescentei textos de Marcuschi retirados do livro Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Para relaxar analisamos a música Drão de Gilberto Gil.
Às 13 horas retornamos para fazermos as oficinas. Notei que alguns cursistas tinham dúvidas a sobre os gêneros textuais, de forma geral os cursistas participaram e aproveitaram bem da dinâmica. Fiz esclarecimentos a respeito da intertextualidade e intergêneros e da heterogeneidade tipológica.
Expliquei a metodologia que havia sido escolhida para esta oficina e instrui a respeito do tema de cada grupo, todos ficaram concentrados e interressados. A apresentação de cada grupo foi devidamente registrada em fotos. Logo após as apresentações, fiz alguns comentários e abri espaço para os que quisessem opinar.
Para complementar, os professores ficaram de estudar em casa as unidades 9 e 10.
Combinamos que os cursitas aplicarão avançando na prática das unidades 9 e 10. Classificamos o momento como muito proveitoso e até mesmo divertido.



MEMORIAL


Sou formada em História (1981) e Geografia (1983) pela PUC-MG e Letras (1993) pela UFMG. Antes de concluir Geografia já tinha feito pós-graduação latu sensu em Sociologia (1982). Logo comecei a lecionar em Belo Horizonte, sempre em escola pública, uma vez que não me adaptei a colégio particular. Como sempre gostei de escrever, de literatura e principalmente de estudar resolvi fazer Letras só por prazer. Nunca pensei dar aulas de português, gosto muito de geopolítica, gráficos e mapas.
Para voltar ao ambiente da faculdade resolvi fazer mestrado em Estudos Literários (área de concentração Teoria da Literatura), como quase todo mestrando penei com a minha dissertação “A visualidade em A Confissão de Lúcio de Mário de Sá Carneiro”. A relação imagem palavra me atrai muito.
Continuo com o meu cargo de Geografia em escola pública. Depois de mais de 20 anos lecionando Geografia em Belo Horizonte, retornei a zona rural (Povoado do Retiro) da minha cidade. Aqui, senti um grande choque com a pobreza e falta de infra-estrutura.
Leciono Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira e Sociologia na UNIPAC de São Francisco, é divertida a minha relação com os alunos e me preocupo com a falta de base.
Como não podia anexar o meu mestrado em Letras ao cargo de Geografia, pedi uma ampliação de titulação. Hoje, graças a esta ampliação, também posso dar aulas de Português. Estou perplexa com a dificuldade de leitura e escrita dos meus alunos. Faço o que posso, às vezes, até o que não posso. Mas esta já é outra história...

Um comentário:

  1. Adalgisa, sou formado em Letras pela URCA (Universidade Regional do Cariri - CEARÁ)e em novembro de 2009 estive em Belo Horizonte por conta do 19º CONFAEB e me apaixonei por BH e pela UFMG. Decidi então tentar o mestrado em Teoria da Literatura, especificamente, Literatura e outros sistemas semióticos. Aproveitei para pesquisar as dissertações publicadas nessa linha de pesquisa e selecionei as que tem a ver exatamente com essa relação literatura - artes visuais.
    Bem, vc poderia dizer qual foi tua bibliografia utilizada ou algo que vc considere iportante, enfim. Obrigado! Elvis (woolffonseca@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir