Sou formada em História (1981) e Geografia (1981) pela PUC-MG e Letras (1993) pela UFMG. antes de concluir Geografia já tinha feito pós-graduação latu sensu em sociologia (1982). Logo comecei a lecionar em Belo Horizonte, sempre em escola pública, uma vez que não me adaptei em colégio particular. Como sempre gostei de escrever, de literatura e principalmente de estudar resolvi fazer Letras só por prazer. Nunca pensei em dar aulas de português, gosto muito de geopolítica, gráficos e mapas.
Para voltar ao ambiente da faculdade resolvi fazer mestrado em Estudos Literários (área de concentração Teoria da Literatura), como quase todo mestrando penei com a minha dissertação "A visualidade em A confissão de Lúcio de Mário de Sá Carneiro". a relação imagem palavra me atrai muito.
Continuo com meu cargo de Geografia em escola pública. Depois de mais de 20 anos lecionando Geografia em Belo Horizonte, retornei a zona rural (Povoado do Retiro) da minha cidade. Aqui, senti grande choque com a pobreza e falta de infra-estrutura.
Leciono Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira e Sociologia na UNIPAC de São Francisco, é divertida a minha relação com os alunos e me preocupoi com a falta de base.
Como não podia anexar o meu mestrado em Letras ao cargo de Geografia, pedi uma ampliação de titulação. Hoje, graças a esta ampliação, também posso dar aulas de Português. Estou plerplexa com a dificuldade de leitura e escrita dos meus alunos. Faço o que posso , às vezes o que não posso. Mas esta já é outra história...
OI Adalgisa,
ResponderExcluirQue formação bacana, bem interdisciplinar, assim é bom porque você pode sim, propor a intedisciplinaridade sem melindres.
Continue batalhando, uma hora vencemos a guerra.
Bjkas,
Tamar